SECRETÁRIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS CONFIRMA PRESENÇA E APOIO A EVENTO DEDICADO À MULHERES

SECRETÁRIA DOS POVOS ORIGINÁRIOS CONFIRMA  PRESENÇA E APOIO A EVENTO DEDICADO À MULHERES

A Secretária dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narubia Werreria Karajá confirmou apoio e presença no “Mulheres das Águas – um evento para inspirar, conectar e tranformar”, a ser realizado dias 20 e 21 de junho, em Natividade, pelo CBHRMA-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves. A confirmação foi feita ao presidente do CBHRMA Mário de Senna Filho, acompanhado da Gerente de Gestão de Recursos Hídricos da SEMARH-Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Goreth Cordeiro e do Coordenador do Conveio SEMARH/CI LAGO, Eduardo Risuenho.

Narúbia afirmou que promover e apoiar eventos relacionados com os objetivos da Secretaria faz parte da sua missão. “Para nós esse evento é de grande importância, pois sosmos os povos tradicionais que mais sofrem os impactos com relação à escassez, contaminação, assoreamento dos nossos rios, toda essa devastação ambiental que coloca em risco os nossos recursos hídricos e também somos nós os naturais protetores e guardiões das florestas e de todos os nossos mananciais. Portanto, para nós marcar essa presença, ouvir as vozes das populações indígenas e quilombolas é fundamental para nós fazermos debate e uma construção de políticas públicas sérias que protejam todos os nossos mananciais e nossos recursos hídricos”.
O encontro vai ser realizado pelo segundo ano consecutivo no Colégio Agropecuário de Natividade e prevê a participação de mais 500 mulheres para o debate de temas importantes para a gestão das águas com a participação feminina como Qualidade da Água, Gestão do Turismo, O Poder da Mulher em Conectar e Transformar e O Poder de Transformação do Comitê na Gestão dos Recursos Hídricos.
Em 2022, na primeira edição do evento, o tema central foi “Mulheres das Águas – Palntando Águas”, envolveu cerca de 300 mulheres e foi uma oportunidade ímpar para troca de conhecimento e de experiências. “Criamos esse evento para valorizar e reconhecer a sensibilidade e participação feminina na gestão compartilhada da água da bacia do rio Manuel Alves. Não podemos prescindir da dedicação e comprometimento da mulher”, garante o presidente do CBHRMA, Mário de Senna Filho.

Acesso Rápido

Instituições Parceiras