Gestão das águas domina debate no Ecob 2016 no Tocantins

Gestão das águas domina debate no Ecob 2016 no Tocantins

A gestão das águas dominou os debates do I Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins - ECOBTO 2016, realizado em Palmas, de 9 a 11 de outubro. O evento foi organizado pelo Fórum Tocantinense de Comitês de Bacias Hidrográficas em parceira com a Universidade Estadual do Tocantins- Unitins e o Instituto Ecológica, delegatária dos Comitês do Tocantins.

A secretária estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMARH, Meire Carreira (foto) falou da importância dos comitês de bacias e das iniciativas do governo do Estado para fazer uma gestão compartilhada dos recursos hídricos.

O governador do Conselho Mundial da Água, Lupércio Ziroldo Antonio, ressaltou a importância do debate em torno do uso consciente da água, em virtude, principalmente, do momento de escassez vivido no mundo. “A questão da água não pode ficar no campo da discussão exclusivamente técnica. Deve ser discutida por todas as pessoas que precisam e fazem uso da água. Que a água seja elemento de união entre as pessoas no futuro e não de guerra”, destacou Ziroldo, que aproveitou para fazer a divulgação do Fórum Mundial da Água, que será realizado no Brasil em março de 2018. O Ecob é uma preparação para o fórum.

A palestra da abertura do evento foi do coordenador de Instâncias Colegiadas do Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos SINGRED da Agência Nacional da Água (ANA), Nelson Neto de Freitas. Ao falar de O Estado da Arte da Gestão de Recursos Hídricos no Brasil, Os Comitês de Bacias Hidrográficas e os 20 anos da Lei da Águas, Freitas traçou um panorama da Política Nacional de Recursos Hídricos, apontou aspectos estratégicos no funcionamento dos comitês de bacia e destacou os esforços que vem sendo empreendidos por esses organismos.

O ECOBTO 2016 contou ainda com a Mesa de Diálogo Planos de Bacias composta por Luciana Aparecida Zago de Andrade, Especialista em Recursos Hídricos da Superintendência de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA; Aldo Araújo de Azevedo, Diretor de Recursos Hídricos Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH e Felipe de Azevedo Marques, Presidente do Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins - UFT.

A Mesa de Diálogo Comitês de Bacias Hidrográficas no Tocantins teve a presença dos representantes dos comitês Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso - CBHRF, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves - CBHMA, Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães - CBHEL, Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda - CBHLC e Pró Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Santo Antônio.

A Mesa de Diálogo Irrigação/Aquicultura e Pesca/Geração de Energia Elétrica usos dos recursos hídricos e desenvolvimento teve participação do Humberto Simão, Fiscal Federal Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura, Carlos Magno Campos da Rocha, Chefe Geral da EMBRAPA Pesca e Aquicultura e o mestre em Gestão, Décio Michellis Junior .

A Palestra de Interação com o tema Rede hidro meteorológica – tecnologias para aquisição de dados, monitoramento e a gestão integrada de recursos hídricos foi proferida pelo professor doutor José Luiz Cabral da Silva Júnior, Pesquisador da Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS e pelo Dr. Balbino Evangelista, Analista em Geoprocessamento da EMBRAPA.

A Mesa de Diálogo Usos Preponderantes: Abastecimento de água, esgotamento sanitário e escassez de Recursos Hídricos, com Ms.C Antonio Rodrigues da Silva Neto da Odebrecht Ambiental | Saneatins, engenheira civil Roberta Maria Pereira Castro, Superintendente de Saneamento da Agência Tocantinense de Saneamento – ATS e o Major Diógenes Madeira de Oliveira, Secretário Executivo de Defesa Civil.

O evento contou ainda com encontros setoriais entre o poder público, sociedade civil e usuários de água, encerrando com a Assembleia Geral que tratou da Alteração da Carta de Princípios e Normas de Funcionamento do FNCBH e Eleição do Colegiado Coordenador.

Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Tocantins

CBHTO - Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Tocantins

  • O que é uma bacia hidrográfica?
  • O que é um comitê de bacia hidrográfica?
  • Por que os Comitês são organizados por Bacia Hidrográfica?
  • O que é “Gerenciamento de Recursos Hídricos”?
  • Como funciona um CBH?
  • Saiba mais sobre os comitês…
Mapa Comitês CBHRLC - Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda CBHSAST - Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza CBHRF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso CBHLP - Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas CBHRMA – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manoel Alves CBHRP – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Palma
CBHLC CBHLP CBHRF CBHRMA CBHRP CBHSAST

Acesso Rápido

Instituições Parceiras

x
Perfil dos usuários