CBHTO

CBHLP CAPACITA MEMBROS SOBRE PSA

CBHLP CAPACITA MEMBROS SOBRE PSA

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas – CBHLP e convidados foram capacitados em Valoração de Serviços Ambientais em oficina realizada, em Porto Nacional, dias 16 e 17 de agosto.

Os tipos de serviços prestados pela natureza aos seres humanos, quem deve pagar e quem deve receber por eles, para que serve esse pagamento e outras dúvidas foram esclarecidas em discussões, dinâmicas e trocas de informações.

A capacitação é custeada com recursos do Fundo Estadual De Recursos Hídricos – FERH, conforme Termo de Parceria nº 002/2018, firmado entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH e o Instituto Ecológica para prestação de apoio técnico e financeiro aos Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins.

ENTENDA – Pagamento por Serviços Ambientais - PSA é um instrumento econômico utilizado para que o beneficiário ou usuário do serviço ambiental retribua, por meio de recursos financeiros ou outra forma de remuneração, aos provedores do serviço. Essa ferramenta contribui para a conservação e manejo adequado por meio de atividades de proteção e de uso sustentável.
Serviço ambiental é o benefício que a natureza nos oferece para garantir que a vida exista para todos ou seja, a natureza trabalha (presta serviço) para a manutenção da vida e seus processos.