CBHTO

TOCANTINS APRESENTA AVANÇOS NA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

TOCANTINS APRESENTA AVANÇOS NA GESTÃO  DOS RECURSOS HÍDRICOS

A criação do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Tocantins e Araguaia -CBHTA foi solicitada à Agencia Nacional de Águas – ANA durante o Encontro Regional O Brasil que cuida de suas águas - Arco das Nascentes/Bioma Cerrado, realizado em Brasília, dias 4 e 5 de setembro.

A solicitação da criação foi feita pela equipe do Tocantins que participou do Encontro formada pelo Diretor de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semarh, Aldo Araújo Azevedo , o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso – CBHRF, Jair da Costa Oliveira, o técnico ambiental do Instituto Ecológica, Eduardo Pelaez Risuenho.

A solicitação de criação do CBHTA foi embasada na necessidade de proteção do grande potencial hídrico dos dois rios que está sendo ameaçado, principalmente pelo desmatamento do cerrado com o avanço das chamada “ultima fronteira agrícola” do país.

O Encontro deu continuidade à construção do Programa Nacional de Revitalização de Bacias Hidrográficas, que vem acontecendo em todas as regiões brasileiras, desde junho de 2018.

O Programa visa a criação de políticas públicas que possibilitem o atendimento à crescente demanda por água e às mudanças climáticas. Está sendo construído com a participação dos governos e da sociedade civil, considerando a tônica das principais diretrizes internacionais de meio ambiente que é “relacionar-se e planejar o desenvolvimento, integrando o local com o global e vice-versa”

Os Comitês de Bacias Hidrográficas são considerados como instância estratégica para a política de revitalização e o encontro é uma oportunidade para o debate sobre os novos modos de olhar água sob a ótica da sustentabilidade.