CBHTO

COMITÊ DO LAGO DE PALMAS APOIA ABRAÇO AO TAQUARUÇU

COMITÊ DO LAGO DE PALMAS APOIA ABRAÇO AO TAQUARUÇU

O Comitê da bacia Hidrográfica do Lago de Palmas – CBHLP declarou apoio e participação no evento ABRAÇO AO TAQUARUÇU - Juntos pelo Ribeirão, que será realizado dia 10 de novembro próximo, sob a liderança da Organização Não Governamental-ONG- Associação Água Doce, em conjunto com os Movimentos, Pastorais Sociais e a Governança do Projeto Turístico do Taquaruçu, além de outras instituições, de pessoas e grupos específicos, dentre os quais os de bike, de motociclistas e cavaleiros.

Para o presidente do CBHLP, Davis Miranda “defender o Ribeirão Taquaruçu é essencial para a preservação do manancial mais importante para o abastecimento da Capital. Além disso, é urgente a conservação da biodiversidade na região. O Comitê de Bacia é parceiro dessa grande iniciativa”.

A abertura do evento será às 13h30min no Célia’s Restaurante no Taquaruçu Grande, Km 19, e seguirá pela TO 020, fazendo o contorno pela estrada de chão para chegar até a TO 030, passando pelo distrito do Taquaruçu e retornando ao ponto inicial, onde às 18h30min acontecerá um Manifesto de Adesão à causa pela preservação do ecossistema da microbacia do Ribeirão Taquaruçu, seguida de um Sarau Cultural até às 22 horas.

 Os organizadores do evento afirmam que a grande motivação da realização desse abraço é buscar esforços pela preservação do Ribeirão Taquaruçu, responsável pelo abastecimento de 70% da água consumida em Palmas, com os objetivos de: 

 sensibilizar as pessoas, instituições e órgãos públicos para abraçar a causa da micro bacia do Ribeirão Taquaruçu, assumindo o compromisso coletivo pela preservação e recuperação do ecossistema que é responsável pelo abastecimento da água para os seres humanos, seres animais e para a capacidade produtiva na região;
 oportunizar a percepção da amplitude e riqueza do território do ecossistema da micro bacia do Ribeirão Taquaruçu, em cujo cerrado estão contidas nascentes, córregos, cachoeiras, fauna e flora variada que compõe uma biodiversidade de valor imensurável.
 proporcionar a socialização do Projeto Turístico do Taquaruçu, seus potenciais nos territórios rural (Taquaruçu Grande) e urbano (Taquaruçu), por meio da percepção parcial dos seus possíveis roteiros e pela experimentação de algumas vivências.