CBHTO

Área de Abrangência | Bacias dos rios Santo Antônio e Rio Santa Tereza

História do comitê

O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza – CBHSAST nasceu de um trabalho iniciado pelo Governo do Tocantins, em 2014, para recuperar a bacia hidrográfica do Rio Gurupi, da qual estes rios fazem parte. O projeto é uma realização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), com execução da Fundação UnirG e parcerias com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT), prefeituras municipais e organizações não governamentais.

A Bacia Hidrográfica do Rio Gurupi é importante para a cidade mesmo nome, no sul do Estado, pois ela possui 32% dos bairros cortados de alguma maneira por suas águas. Assim, o projeto para sua conservação se tornou importante também para a saúde pública da população no município.

Durante a 29ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual Recursos Hídricos, em maio de 2016, foi aprovada pela maioria dos membros a implantação da Comissão Provisória para a criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza – CBHSAST.

Em novembro de 2017, como parte do processo de instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, foram realizadas em Gurupi as assembleias setoriais para indicação dos membros das entidades representantes da sociedade civil, poder público e usuários da água para composição do colegiado. A relação dos 33 habilitados a concorrer às vagas como representantes do seu segmento no Comitê foi publicada no Diário Oficial do Estado Nº 4.985 de 07 de novembro.

Após a indicação dos membros, foi realizada a eleição da diretoria permanente do Comitê, que engloba duas bacias que banham grande parte da região sul do Tocantins, no dia 30 de novembro do mesmo ano, data em que foi realizada a posse dos novos membros do CBH.

A criação do CBSAST, em 22 de março de 2018, foi um dos destaques da abertura oficial da 8ª Semana da Água. O decreto de criação do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, foi assinado pela secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, após aprovação de parecer da câmara técnica que autoriza a criação do colegiado pelo Conselho Estadual dos Recursos Hídricos -CERH, em 20 de março de 2018.