SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE MUNICIPAIS VISITAM VIVEIRO DO CBHRMA

SECRETÁRIOS DE MEIO AMBIENTE MUNICIPAIS VISITAM VIVEIRO DO  CBHRMA

As secretárias de Meio Ambiente de Almas, Raquel Macedo e de Porto Alegre do Tocantins, Diane Rodrigues, e o Diretor de Recursos Hídricos de Dianópolis, Roger Vasconcelos visitaram dia 26 de outubro o viveiro do CBHRMA-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves. Foram recebidos pelo presidente do Comitê, Mário de Sena Filho e o Diretor do Colégio Agropecuário de Natividade, Odair José.

Os visitantes conheceram o processo de germinação de 25 mil sementes de diversas espécies nativas do cerrado como angico, ipê, aroeira e fava de bolota. “Essa é a primeira de muitas produções que faremos aqui. Temos capacidade para produzir até 100 mil mudas por ano e assim vamos poder apoiar todos os municípios da bacia do Manuel Alves na recuperação das nascentes da região e garantir água de qualidade agora e para as gerações futuras”, celebra Mário de Sena.
Para a Secretária de Meio Ambiente de Almas, Raquel Macedo “é impressionante o viveiro e a tecnologia desde a coleta das sementes, a preparação do substrato, a germinação e o plantio de mudas. É um método alternativo, que busca assegurar o retorno das espécies do cerrado, para a recuperação de nascentes no trecho impactado, seja com adensamento, enriquecimento ou plantio total da área”.

As sementes que estão em germinação no viveiro foram coletadas pelo Comitê em parceria com as prefeituras dos municípios da bacia. Para se tornarem novas árvores passam pelo processo de beneficiamento, quando são selecionadas; pela quebra de dormência, a germinação, o transplante e o plantio no campo. Cada espécie tem um tempo diferente de germinação que varia de 1 semana a 60 dias.

Acesso Rápido

Instituições Parceiras