CBHLC BUSCA INTERAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL COM A DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS

CBHLC BUSCA  INTERAÇÃO E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL  COM A DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES NATIVAS

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda está distribuindo mudas de espécies nativas para as Prefeituras e produtores rurais da região da Bacia. As mudas são produzidas no CRAD – Centro de Recuperação de Áreas Degradadas instalado no IFTO-Instituto Federal de Educação do Tocantins-Campus Araguatins, em parceria com a SEMARH – Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e contribuem para o PROER - Programa de Recuperação de Nascentes.

“Com a parceria da SEMARH fazemos o possível para atender todos: poder público, sociedade civil e uruários de água e assim buscamos a interação, a conscientização e a preservação da Bacia do Lontra e Corda. Trabalhamos juntos para trazer desenvolvimento de maneira sustentável”, afirma o presidente do Comitê, Mário Roberto Barros.

Os municípios contemplados com a doação das mudas são Araguaína, Ananás, Angico, Aragominas, Araguanã, Babaçulândia, Carmolândia, Darcinópolis, Piraquê, Riachinho, Wanderlândia e Xambioá

A ação do CBHLC começa na coleta de sementes no final do período de estiagem no Tocantins (set/out), são levadas para o viveiro para seleção e germinação e depois são distribuídas para o plantio. Mas não para por aí: os estudantes das redes públicas de ensino e as comunidades dos municípios da bacia hidrográfica são contemplados com ações de educação ambiental destacando a importância da água para a vida na terra, em parceria com as Prefeituras. As principais espécies reproduzidas são ipê, cega machado, copaiba,tamboril, jatobá, oiti e muitas outras.

Acesso Rápido

Instituições Parceiras