PARQUE DAS ÁGUAS EM TAQUARUÇU CONTA COM APOIO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO LAGO DE PALMAS

PARQUE DAS ÁGUAS EM TAQUARUÇU CONTA COM APOIO DO COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFICA DO LAGO DE PALMAS

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas – CBHLP esteve na manhã da quinta-feira, 15/03/18, na Câmara Municipal de Palmas participando da audiência pública que discutiu impactos em nascentes do Ribeirão Taquaruçu Grande. “A função do Comitê é atuar como parlamento das águas junto às instituições membro, sendo o poder público, os usuários de água e a sociedade civil organizada, na busca de minimizar os conflitos sobre os recursos hídricos”, resumiu o presidente do CBHLP, Itamar Xavier, que completou: “nossa atuação trata da qualidade e quantidade das águas, dessa forma a qualidade deve ser aferida considerando os aspectos físicos/químicos e bacteriológicos e a quantidade com a produção de água, assim o comitê buscou junto ao fundo estadual de recursos hídricos a recuperação de cinquenta nascentes, que já estão sendo realizado pelo instituto ecológica de Palmas e pode solicitar mais e ainda fazer gestão junto ao IBAMA no sentido de que valores de multas aplicadas pelo órgão ambiental sejam revertidas para a recuperação de nascentes na bacia”. Informou ainda que o Plano da Bacia hidrográfica já foi aprovado pelo comitê. O presidente se colocou a favor da criação do Parque das Águas.

A manifestação foi realizada durante Audiência Pública na Câmara de Palmas, solicitada pelas ONGs REDEPAM- Rede Eclesial, ECOTERRA, CIMI – Conselho Indigenista Missionário, Associação Água Viva, e outras organizações. A presença de 7 dos 19 vereadores, foi alvo de críticas dos manifestantes que lotaram o auditório com faixas, cartazes e palavras de ordem.

Há uma Ação Civil Pública (ACP) protocolada em novembro de 2017 denunciando que o dono das terras onde está sendo usado agrotóxico nas plantações seria o ex-deputado federal Pastor Amarildo, arrendada a outros. Em dezembro daquele ano houve uma decisão liminar para que os responsáveis parassem as plantações e isso não aconteceu.

ABAIXO ASSINADO – Um abaixo assinado solicitando providencias para interromper o uso de agrotóxicos nas plantações na região da sub bacia do Ribeirão Taquaruçu circulou durante toda a Audiência Pública. De acordo com o Conselho Indigenista Missionário já foram coletadas mais de duas mil assinaturas. A meta são 5 mil. A cobrança de providencias é direcionada para a Prefeitura de Palmas e o Governo do Estado.

Mais informações:

Zenilda Drumond

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (63) 9 9972 7979

Facebook: @cbhtocantins

Acesso Rápido

Instituições Parceiras