COLETA DE SEMENTES PELO CBHRMA: UMA ETAPA FUNDAMENTAL PARA A PRESERVAÇÃO DO RIO MANUEL ALVES

COLETA DE SEMENTES PELO CBHRMA: UMA ETAPA FUNDAMENTAL PARA A PRESERVAÇÃO DO RIO MANUEL ALVES

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves (CBHRMA) realizou, recentemente, mais uma etapa do projeto de coleta de sementes. Uma iniciativa que transcende uma simples coleta e se firma como um compromisso com a preservação e sustentabilidade da bacia hidrográfica.

A preservação das espécies nativas é fundamental para manter o equilíbrio ecológico da região. Além de abrigar a fauna local, as plantas nativas são adaptadas ao solo e ao clima da área, garantindo sua resiliência a longo prazo. Ao utilizar sementes nativas em projetos de reflorestamento e recuperação, assegura-se que o ecossistema seja restaurado de forma autêntica e sustentável.

As áreas degradadas, especialmente nas nascentes dos rios, apresentam riscos significativos para os ecossistemas aquáticos e comunidades que dependem desses recursos hídricos. As nascentes são as veias específicas de uma bacia hidrográfica, e sua saúde determina a saúde do rio como um todo.

Recuperar estas áreas usando as sementes coletadas é mais do que uma ação de conservação. É um esforço para garantir a qualidade e disponibilidade da água, bem como proteger a biodiversidade única que chama essa bacia de lar.

Nesta primeira etapa, o CBHRMA não deu apenas um passo crítico em direção à conservação da Bacia do Rio Manuel Alves, mas também enviou uma mensagem clara sobre a importância de iniciativas locais na luta mais ampla pela sustentabilidade e conservação ambiental. A ação reforça o compromisso do comitê contínuo em buscar soluções que beneficiem tanto a natureza quanto as comunidades circunvizinhas.

Acesso Rápido

Instituições Parceiras