CBH DOS RIOS LONTRA E CORDA VISITA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

CBH DOS RIOS LONTRA E CORDA VISITA  ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO

Diretoria e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda visitaram a obra da ETE-Estação de Tratamento de Esgoto que a BRK – concessionária de serviços de água e esgoto - está implantando em Araguaína. Antes da visita o engenheiro responsável pela obra, Wendel Sousa apresentou as especificações técnicas e as novas tecnologias utilizadas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lontra durante a oficina de Capacitação “Instrumentos de Gestão no Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Lontra e Corda” promovida pelo Comitê.

O presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Lontra e Corda, Mário Roberto Costa, destacou que a apresentação e a visita técnica foram fundamentais para ampliar o conhecimento sobre a moderna tecnologia de tratamento que está sendo implantada em Araguaína. “Estaremos sempre ao lado de iniciativas que busquem a preservação da bacia dos rios lontra e corda e esperamos que o sistema Nereda possa contribuir positivamente. Como o sistema é algo novo vamos promover debates sobre a sua implantação, com a participação da BRK. Esperamos que o sistema traga segurança e não traga danos aos nossos rios como também aos que usam e sobrevivem dele”, ressaltou.

O engenheiro responsável pela obra, Wendel Sousa, explica como funciona a Nereda. “É o nome fantasia (inspirado nas ninfas das águas da mitologia grega) para um tipo de tratamento de esgoto. O procedimento é feito com biomassa granulada, enquanto o tratamento convencional geralmente é floculento. Assim, por meio da tecnologia Nereda, o lodo do esgoto é transformado em grânulos que são facilmente decantáveis. A base do Nereda é biológica, e todo o processo é feito sem a adição de produtos químicos”, informou. De acordo com a BRK esta tecnologia é considerada revolucionária para o tratamento de esgoto e utilizado em diversos países, como Holanda, África do Sul, Irlanda, Portugal, Austrália, Inglaterra, China, Polônia e Brasil.

Acesso Rápido

Instituições Parceiras