REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES A TODO VAPOR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MANUEL ALVES

REVITALIZAÇÃO DE NASCENTES A TODO VAPOR NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MANUEL ALVES

Mais de 400 nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves foram recuperadas nos útimos dois anos pelo Instituto Brasileiro dos Recursos Ambientais e Assessoria Rural (Ibramar) ,responsável pelo Projeto de Revitalização e Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves, em Natividade, com a parceria da SEMARH-Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o CBHRMA-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves.

“Estamos colhendo os frutos positivos dessa parceria com a SEMARH e o Instituto IBRAMAR. A Bacia do Manuel Alves está na região que mais sofre os efeitos da estiagem no Tocantins, daí a importância deste trabalho para recuperar a produção de água que vai manter a vida na nossa região. O Comitê já forneceu mais de 120 mil mudas para esse programa e nosso viveiro continua produzindo mais”, afirma o presidente do CBHRMA, Mário de Sena Filho.

A recuperação ambiental das nascentes é feita com o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado produzidas no viveiro do CRAD-Centro de Recuperação de Áreas Degradadas, gerenciado pelo CBHRMA no Colégio Agropecuário de Natividade. As propriedades recebem material para cercar nascentes e córregos; construção de caixas secas para conter enxurradas nas estradas e em caminhos abertos no meio da lavoura, elaboração de projetos executivos para a construção de barraginhas , além da instalação de unidades de tratamento de efluentes caseiros pertencentes a uma única família.

Acesso Rápido

Instituições Parceiras