CAPACITAÇÃO DO CBHLP FORTALECE CONHECIMENTO SOBRE MANEJO DO FOGO E ICMS ECOLÓGICO

CAPACITAÇÃO DO CBHLP FORTALECE CONHECIMENTO SOBRE MANEJO DO FOGO E ICMS ECOLÓGICO

Nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, o CBHLP (Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas) realizou uma importante capacitação com o tema "Manejo do Fogo: Queimada Prescrita". O evento ocorreu no auditório da UFT e contou com uma participação ativa e engajada dos envolvidos.

Primeiro Dia - 23/11: Palestras e Mesa Redonda

No primeiro dia, os participantes foram agraciados com uma série de palestras seguidas de uma mesa redonda, que teve como mediador o presidente do comitê, Sr. Marcelo Grison. As palestras abordaram temas essenciais relacionados ao manejo do fogo e seus impactos. As apresentações do período da manhã incluíram:

"Riscos e Comprometimentos à Biodiversidade Vegetal e Animal", com a palestrante Wanessa de Sousa, representante do Conselho Regional de Biologia 4ª Região (CRBio4). Wanessa é doutora em Ecologia, Mestre em Bioecologia e licenciada em Ciências Biológicas. Sua palestra discutiu os riscos associados ao manejo inadequado do fogo e como isso pode afetar a biodiversidade vegetal e animal nas áreas afetadas.

"Experiência de Sensibilização Ambiental e Prevenção", apresentada por Irisneide Saraiva Farias Barbosa, representando a Prefeitura de Palmas. Irisneide é pedagoga da Fundação de Meio Ambiente. Sua palestra destacou a importância da sensibilização ambiental e das ações de prevenção como estratégias para evitar incêndios e danos ao meio ambiente.

Após o intervalo para o almoço, as palestras da tarde incluíram:

"Parques e APAs: Planejamento de Ações de Prevenção, Controle e Combate", ministrada por Wardely Carlos Rodrigues, turismólogo, Mestre em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia e ex-diretor do Naturatins. Wardely abordou estratégias para planejar ações de prevenção, controle e combate a incêndios em áreas de preservação.

"Combate aos Incêndios e Fiscalização Ambiental", com o Tenente Ideon Silva de Carvalho do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). O Tenente Ideon compartilhou informações sobre o combate eficaz aos incêndios florestais, registro de focos de incêndios e medidas de primeiros socorros em casos de queimadas ou asfixia.

"Fiscalização Ambiental (Denuncias, Fiscalização e autuações Previstas na Legislação)", apresentada por Hemyllyano Araújo, fiscal ambiental do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Hemyllyano discutiu a importância da fiscalização ambiental, incluindo denúncias, ações de fiscalização e autuação previstas na legislação.

"Brigada Comunitária e Atuações Ambientais", conduzida por Ândrea Bangoin, representante do "Movimento Social Vida Viva Taquaruçu". Ândrea falou sobre a atuação das brigadas comunitárias em situações de emergência ambiental e a importância de ações eficazes e salientou a necessidade de ações preventivas contra incêndios.

O dia foi encerrado com uma mesa redonda reunindo os palestrantes da tarde.

Segundo Dia - 24/11: Dinâmicas e Discussões

No segundo dia, as atividades começaram com Eduardo Pelaez Risuenho, que orientou e dividiu os participantes em grupos para uma dinâmica. Dois grupos foram formados, cada um com enfoque em áreas específicas relacionadas ao ICMS Ecológico, sua pontuação e importância para os municípios, onde um dor grupo foi orientado por Eduardo Pelaez Risuenho e o outro por Eduardo Benvindo da Cunha, Secretário Executivo da CI-Lago que explicou a todos as mudanças na nova cartilha de ICMS Ecológico.

O primeiro grupo focou em ações destinadas a sensibilizar o público sobre questões ambientais, enquanto o segundo grupo abordou a gestão administrativa relacionada ao ICMS Ecológico, incluindo tópicos como saneamento básico, conservação do solo, política de meio ambiente e turismo sustentável.

As discussões e apresentações desses grupos foram fundamentais para a compreensão da relevância do ICMS Ecológico e das mudanças em sua pontuação, bem como a importância de cada município na busca por uma gestão responsável dos recursos hídricos.

Após as dinâmicas, o presidente da CBHLP, Marcelo Grison, destacou a relevância da abertura do evento à comunidade: ‘Gostaria de destacar o quão significativo foi a participação de todos neste evento, que foi aberto não apenas aos membros do comitê, mas também ao público em geral. Tive a honra de receber participantes de diversas áreas, incluindo pessoas de fora da bacia do Lago de Palmas, como o Sr. Levi, Secretário de Meio Ambiente de outro município, que encontrou valor em nossa capacitação, enriqueceu nosso evento, e estamos gratos por isso’.

O evento foi encerrado com uma dinâmica conduzida pelo Coordenador da CI-Lago, Eduardo Pelaez Risuenho, reforçando a importância dos participantes como detentores de conhecimento essencial para o comitê.

Agradecemos a todos os envolvidos por sua dedicação e participação ativa na capacitação, que contribui para fortalecer o conhecimento sobre o manejo do fogo e a gestão responsável dos recursos hídricos na região. O CBHLP permanece à disposição para apoiar e promover ações em prol da gestão hídrica responsável na bacia do Lago de Palmas, contando também com o apoio do governo do estado, através da SEMARH e CI-LAGO, para avançar em suas iniciativas em prol do meio ambiente e da sustentabilidade.

Acesso Rápido

Instituições Parceiras