COMITÊ DOS RIOS LONTRA E CORDA AVALIA E PLANEJA NOVAS ATIVIDADES

COMITÊ DOS RIOS LONTRA E CORDA  AVALIA  E PLANEJA NOVAS ATIVIDADES

O CBHRLC- Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Lontra e Corda realizou dia 28 de setembro, a segunda reunião ordinária de 2022 para avaliar as últimas realizações e planejar novas atividades para 2022/2023. Participaram representantes da área de meio ambiente dos municípios da área de abrangência da bacia do Lontra e Corda, das entidades da sociedade civil além de usuários de água que fazem parte do CBHRLC.
A cobrança pelo uso da água foi o assunto de abertura do encontro com depoimentos dos membros do Comitê que participaram do ENCOB-Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas realizado em Foz do Iguaçu/Pr, em agosto/22. Todos foram unânimes em ressaltar os avanços dos comitês tocantinenses e a necessidade de dar continuidade e começar a fazer a cobrança aqui no Estado. “Observamos a independência conquistada por outros comitês do Brasil, vimos que podemos também evoluir e estamos no caminho certo”, comentou Moisés Coelho Gusmão, Secretário de Meio Ambiente de Ananás.
O biólogo Eduardo Pelaez Risuenho, coordenador do convênio de apoio técnico, financeiro e administrativo aos CBHs do Tocantins, firmado entre a SEMARH-Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o CI Lago – Consórcio Intermunicipal de Gestão das Águas do Médio Tocantins (Delegatária) detalhou as atribuições dos envolvidos no convênio contidas nos Planos de Trabalho, de Comunicação e de Capacitação elaborados em parceria com os presidentes dos comitês. “Estamos construindo o Plano de Capacitação de acordo com as necessidades de cada Comitê. Cada um tem demandas específicas de sua região”, ressaltou Eduardo. “Importantíssimo a gente definir as capacitações dessa forma democrática com a contribuição de todos”, ressaltou o presidente do CBHLC Mário Roberto.
Foram debatidas ainda as atividades em andamento no Comitê como as palestras que vêm sendo realizadas em todos os municípios da bacia e a coleta de sementes quem vem sendo feita em parceria com as prefeituras e serão beneficiadas no viveiro que está em implantação em Araguatins, com recursos do convênio com a SEMARH. “”Estamos instalando as máquinas e equipamentos. Com esse viveiro em operação vamos poder atender a todos os municípios da bacia para o plantio de espécies nativas ao redor das nascentes e asssim protegê-las”, comemorou Mário Roberto.
O ECOB – Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas do Tocantins, a ser realizado em 2023, também esteve na pauta de discussões. Fernando de Jesus Nogueira, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araguaína sugeriu parceria com os Conselhos Municipais de Meio Ambiente dos municípios da bacia para a realização de oficinas abertas à população. “Essa iniciativa pode aproximar os comitês da comunidade e fortalecer o nosso trabalho”, lembrou.

Acesso Rápido

Instituições Parceiras